Monthly Archives: novembro 2014

IV Teia da Memória em Belém mostra experiências

Aline Cântia, Chicó do Céu e Silas, do Ponto de Memória do Pompéu, representam o Imersão Latina na Teia da Memória e Fórum de Museus

Em sua 1ª edição na região Norte, o Fórum Nacional de Museus (FNM) foi aberto neste domingo no Hangar pela ministra interina da Cultura, a paraense Ana Cristina Wanzeler. Ao lado do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, e do secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes. O evento, que transcorre até sexta-feira (28) abre espaço para a discussão de propostas de fortalecimento da cultura amazônida no contexto nacional, como destacou a ministra Ana Wanzeler, antes da solenidade de abertura oficial do fórum. “Esse conceito de museus criativos, que é o tema do Fórum, abrange a criatividade e a diversidade cultural e estamos no local ideal, que é a Amazônia, com as suas expressões da cultura”, observou. No PAC Cidades Históricas existem 15 projetos previstos (R$ 47,6 milhões) para serem deslanchados no Pará, como a restauração do Teatro São Cristóvão, do Ver-o-Peso e Cemitério da Soledade.

Ana Wanzeler destacou que o Pará passou a contar com a primeira incubadora cultural do País, a Incubadora Pará Criativo e três CEOs de Arte passaram a funcionar no Norte do País, região que deverá receber outros até o final deste ano. A ministra afirmou que em junho deste ano esteve em Belém para o lançamento do vale-cultura e já foram distribuídos 14 mil cartões. “Vamos continuar na luta para que o vale-cultura faça parte da cesta básica do trabalhador brasileiro”, ressaltou, observando que nos moldes do vale-alimentação e vale-transporte o vale-cultura, como disse a ex-ministra Marta Suplicy, é o “alimenta da alma”.

No contato com o secretário de Cultura Paulo Chaves Fernandes, a ministra Ana Wanzeler lembrou o tombamento do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira em setembro último, e do Círio em 2013. O presidente do Ibram, Ângelo Oswado, afirmou ser a 6ª Edição do FNM um momento de avaliação do que foi desenvolvido pelos museus e pelo Governo Federal e outras instâncias do poder público no País na gestão da ex-ministra Marta Suplicy, bem como a discussão e encaminhamento de ações para o novo mandato da presidente Dilma Rousseff. Ângelo Oswaldo destacou que ainda anteontem, na abertura da IV da Memória no Museu Paraense Emílio Goeldi, ele anunciou que o Governo do Rio de Janeiro, em articulação com o Ministério da Cultura, montou uma comissão para encaminhar uma solução que garanta a permanência do Museu da Maré (RJ) em meio ao processo de extinção dessa unidade da cultura brasileira.

Ângelo Oswaldo disse que o Brasil possui 3.500 museus em 1.500 municípios, ao passo que são 5.600 municípios brasileiros. Como destacou, não se trata de criar museus, mas de mantê-los em funcionamento como referências à cultura nacional. Nesse sentido, destacou os museus do Marajó e do Bordado, em Santarém.

Fonte: http://www.ormnews.com.br/

 

Nós da Poesia na Bienal do Livro: um manifesto de amor à vida e à liberdade poética

Hoje teve sarau Nós da Poesia na Bienal do Livro de Minas no estande da All Print. Na quarta 19/11, voltaremos a fazer um sarau na Bienal de 11h às 13h, . Destaque para a poetisa Helenice Rocha, que começou alertando para a importância da prevenção contra o câncer de mama. Ela acaba de passar por uma cirurgia e esteve presente mostrando em ato poético pela vida. (com Rosangela Ferris, Brenda Marques Pena, Avelin Rosana Rolim, Vicente Ferrer, Francirene Gripp de Oliveira). Os livros Nós da Poesia estão com preços promocionais durante esta semana na Bienal do Livro, no estande da All Print. Aproveitem! Mais informações da bienal: http://bienaldolivrodeminas.com.br

Confira outras fotos e curta a página: https://www.facebook.com/nosdapoesia

E também a nossa rede: http://imersaolatina.ning.com

Imel 9 anos: Imersão Latina anuncia nova diretoria e convida para filiação

selo imel 9 anos

Puxa…já se passaram 9 anos. E aqui estamos de pé. Com calos nas solas, mas seguimos adiante, olhando para as montanhas, despertados pela poética dos ativistas, que são os que realmente produzem as mudanças necessárias para um mundo de utopias possíveis.

A comemoração foi no dia 23 de outubro, no espaço Suricato de Belo Horizonte com várias atrações artística: banda Cáustica, Grupo Sôlua e poesia com Nós da Poesia (Helen Novais, Márcia Kambeba, Kênia Nicácio e Paulo José). Confira como foi um pouco nas fotos aqui desta rede, no álbum: Imersão Latina 9 anos.poética dos ativistas, que são os que realmente produzem as mudanças necessárias para um mundo de utopias possíveis.

Para quem já é e os que estão chegando. Após reuniões e conversas de diretoria do Imel, chegamos a seguinte configuração da nova direção do Instituto Imersão Latina, conselho fiscal e conselho consultivo:

Diretoria Imersão Latina – outubro de 2014  a outubro de 2017
Brenda Marques Pena – Presidente
Nelson Rodrigues Pombo Jr.  - Vice-presidente
Rosangela Ferris – Primeira secretária
Aloísio Soares Lopes – Segundo secretário
Verlaine de Assunção Prado – Tesoureira

Conselho Fiscal:

Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro
Renato Almeida
Paloma da Matta Machado
Aline Cântia Correa Miguel
Avelin R. Correia Rolim de Oliveira

Conselho Consultivo:
Vicente Ferrer Lima
Iara Abreu
Helen Novais
Gabriel Murílo
Adriana Luiza Barbosa Borges

Filie-se ao Instituto Imersão Latina e receba livro Nós da Poesia em casa

Quem se filiar ao Imel, paga uma taxa de R$25,00, ganha um livro no momento da filiação e vai receber informativos sobre o Instituto. Também disponibilizaremos nossas redes para divulgação de trabalhos dos associados.