Monthly Archives: maio 2015

Nós da Poesia será lançado em Seminário de Políticas Culturais na Casa Rui Barbosa

  O IV Seminário Internacional de Políticas Culturais será na próxima semana de 26 a 29 de maio. Promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com o Observatório Itaú Cultural, e organizado por Lia Calabre, Maurício Siqueira, Adélia Zimbrão (FCRB) e Deborah Rebello Lima. Esta é uma oportunidade de conhecer os trabalhos que tem sido desenvolvidos de pesquisa e articulação política na área cultural.
Helen Novais, Diretora Consultiva do Imersão Latina será uma das participantes do Seminário. Ela publica artigos regularmente pela Fundação Cultural Rui Barbosa em que defende o acesso e acessibilidade à cultura. Esta é a terceira edição do seminário que ela participa. Em 2013 e 2014 também expôs trabalhos sobre a política cultural, sempre ressaltando a importância de se pensar obras e espaços acessíveis para as artes.
Neste ano, Helen foi convidada para sugerir uma publicação de sua autoria e como uma das autoras do Nós da Poesia, apresentou a última antologia poética organizada pelo Instituto Imersão Latina: Nós da Poesia: Vozes da Rua. Nesta edição, ela  participa com o prefácio na edição que reúne escritores com poemas inspirados nos movimentos de rua de 2013.  O lançamento da obra será na noite de abertura do seminário às 18 horas.A organizadora da antologia Brenda Marques Pena, presidente do Instituto Imersão Latina também estará no evento de lançamento e convidamos a todos integrantes do Coletivo de autores Nós da Poesia para participarem do lançamento e também do VI Seminário Internacional de Políticas Culturais.

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, basta enviar um email para politica.cultural@rb.gov.br contendo o nome completo do participante, no assunto: inscrição ouvinte, o email de contato e se há interesse em receber o certificado. Serão concedidos certificados a participantes com pelo menos 75% de frequência. As inscrições se encerram no dia 26 de maio.
Consulte aqui a programação geral (pdf. 707,9 KB) e as mesas de comunicação (pdf. 980 KB).
Lançamento de livros (pdf. 800 KB).

Haverá venda de livros durante o evento.

As informações já divulgadas sobre o evento estão no portal da casa Rui Barbosa.
e-mail: politica.cultural@rb.gov.br
Tel. (21) 3289-8608 / 8609 / 8610.

VI Seminário Internacional de Políticas Culturais – 2015
26 a 29 maio de 2015, das 8h30 às 20 horas
na Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro

Utopias Possíveis: Imersão Latina 10 anos foi lançado em encontros literários na Argentina

O Encontro Literário de Poetas da América Latina Abrazo de Voces é realizado anualmente em maio, pelo grupo Pretextas na cidade de Buenos Aires, Argentina. Nesta mesa, do dia 2 de maio, o destaque é para poesia com temática feminina. Brenda Marques Pena, como representante do Brasil e do Instituto Imersão Latina no evento, pude compartilhar um pouco destas vozes latino-americanas de mulheres que clamam contra injustiças e violências cotidianas. A filmagem foi gentilmente feita por uma das escritoras participantes do encontro. O evento foi no espaço Ejambre Cultural de investigação das escrituras.

No dia 6 de maio a presidente do Imel esteve na abertura de outro encontro literário internacional, realizado pelo movimento aBrace, coordenado pelo escritor uruguaio por Roberto Bianchi  em que performou Utopias Posibles destacando o exercício poético pela paz.

Compartilhamos aqui um dos poemas do livro-objeto Utopias Possíveis: Imersão Latina 10 anos que pode ser adquirido ao preço de R$ 5,00. Toda renda será destinada às atividades do Instituto Imersão Latina. Para solicitar o seu, basta enviar um e-mail para imersão@imersaolatina.com:

 

LA PAZ
Por que esta ciudad que es tu imagen Bolívia
No respira tu nombre y si al contrário?
Las mujeres no sangran solo mensualmente
En SUS tierras bolivianas no pueden sonrir
Tus pelos largos llevan tanto
s años de sufrir
Los ojos niegros llaman a la luz por las noches
Tus pieles lloran pidiendo una vida 
de libertad
Buscan, gritan, explotan para que las escuchen
Y así las voces de ellas juntas dicen: justicia!
Por amor del nombre de la capital
Por horror al hombre y tu puñal
Y así vuelan como mariposas
Hasta um nuevo destino
Hasta La Paz
Nada más.
Brenda Mar(que)s Pena
(Poema a las 100 mujeres muertas al año
en Bolívia y en contra todo feminicídio en el mundo – obra “Homenaje a la
mujer de Bolivia”
  organizado por Alfred Asis, Chile 2015)