Monthly Archives: janeiro 2016

#‎5BlogProg: Encontro Nacional de Blogueiros tem como tema Mídia e democracia na América Latina

Reunião de organização do Encontro Nacional de Blogueiros em Belo Horizonte. Foto: Brenda Marques Pena

Por Brenda Marques Pena

Em reunião realizada  na última terça-feira, 26 de janeiro, na Casa dos Jornalistas de Minas Gerais foi definido que Encontro Nacional de Blogueiros no Brasil será de 20 a 22 de maio em Belo Horizonte. Imersão Latina integra as equipes de Comunicação e Cultura do Encontro. Participaram da reunião Brenda Marques e Aloísio Lopes, como representantes do Imel, que integra o Fórum Nacional de Comunicação – FNDC-MG, a  Ciranda Brasil e a Facción Latina. No sábado um painel discute “Mídia e democracia na América Latina”. O Imersão Latina busca difundir e articular formas de resistência e defender a democratização da comunicação e a diversidade cultural.

Várias entidades estudantes, representantes de movimentos sociais, sindicatos e midiativistas participaram da reunião que contou com a presença do Altamiro Borges, do Barão de Itararé, um dos maiores blogueiros do Brasil. Seu blog do Miro é uma trincheira na luta contra a ditadura midiática.

A jornalista e fotógrafa Lidyane Ponciano é quem coordena a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais em Minas, como membro do Barão de Itararé Minas Gerais e do FNDC-MG. Segundo ela, a expectativa é que mil blogueiros e ativistas digitais de todo o Brasil participem do encontro. Estão previstas caravanas de Estados próximos a Minas Gerais como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e de outros mais distantes como Paraná e Santa Catarina

 Confira a programação do encontro com alguns nomes ainda a serem confirmados. 
5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

20 de maio – Sexta-feira 
18 horas – Abertura
18h30 – Os desafios da democracia no Brasil
Presidenta Dilma Rousseff
19h30 – As iniciativas para democratizar a comunicação
Edinho Silva (Secom)
André Figueiredo (Minicom)
Juca Ferreira (Cultura)
22 horas – Festa de confraternização
21 de maio – Sábado
9 horas – Mídia e democracia na América Latina
Pepe Mujica (Uruguai)
Cristina Kirchner (Argentina)
Lula (Brasil);
14 horas – Trocas de experiências – dez grupos de trabalho.
Expositores iniciais: Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Paulo Nogueira, Renato Rovai, Eduardo
Guimarães, Conceição Oliveira, Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Maria Ines Nassif, Fernando
Brito, Miguel do Rosário, Hildegard Angel, Paulo Moreira Leite, Leandro Fortes, Tereza Cruvinel,
Marcos Weissemer, Esmael Morais, Elaine Tavares, Cynara Menezes – entre outros.
18 horas – Reunião dos estados para eleger representante para comissão nacional e definir
calendário de atividades estaduais;
22 de maio – Domingo
10 horas – Aprovação da carta de BH
12 horas – Encerramento

#FSM2016 – Fórum Social Temático abre com marcha dos movimentos sociais

 

A Marcha de abertura dos movimentos sociais se concentra às 15 horas no Largo Glênio Peres no centro de Porto Alegre

Por Brenda Marques Pena*

Lembro quando em janeiro de 2001 cheguei a Porto Alegre com a caravana do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial. Era o início de uma marcha de pessoas e organizações que se contrapunham ao modelo neoliberal, representado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Eu era  estudante de jornalismo na época, cobrindo o Fórum para um site que se chamava CityLink, que buscava repensar a lógica das cidades com alternativas sustentáveis. Ninguém imaginava que tantos se uniriam por um outro mundo possível. E foi assim que começou uma história de encontros de lutas sociais de vários movimentos.

Muitas organizações surgiram desse processo, governos progressistas ganharam mais força na América Latina, pois nesta instância participaram líderes como Hugo Chavez da Venezuela, Lula no Brasil e Evo Morales, da Bolívia. Nenhum deles tinha sido presidente ainda nos primórdios do Fórum.

Inegável pensar na representatividade e significado do Fórum Social Mundial que em Dakar, no Senegal, em 2011, por exemplo, reuniu representantes de 120 países. Uma instância que sempre promove diálogos, atividades autogestionadas e está em processo constante de transformação. Muito já se questionou a necessidade de manter este fórum anual nesses tempos em que muitas articulações ocorrem no ambiente virtual. O fato é que marchar juntos, fisicamente, no encontro dos abraços e dos olhares nos dá mais fôlego para continuar seguindo, buscando mudanças, no local e no global, toda vez que nos encontramos. E assim, buscamos construir outro mundo possível pelo amor ao próximo, que nos fortalece.

Ciranda de Comunicação Compartilhada

Foi no Fórum Social Mundial que conheci e passei a fazer parte da Ciranda de Comunicação Compartilhada, um modo de fazer jornalismo copy left, de compartilhar arquivos de textos, fotos e vídeos e elaborar pautas e informativos de forma coletiva. Esta passou a ser uma prática para muitos comunicadores que queriam também produzir uma lógica  mais democrática para as comunicações.

Neste ano, buscamos pela Ciranda colaborar com esse processo de memória, juntar tantos arquivos que produzimos de imagens fotográficas e de vídeos. Muitos inéditos, por falta de tempo para editar ou mesmo pela correria e limitações tecnológicas de muitos fóruns.

A cobertura do Fórum Social Mundial Temático pela Ciranda, pode ser conferida no site ciranda.net

Marcha do Fórum Social Mundial – Belém 2009. Por Brenda Marques

O Instituto Imersão Latina na história do Fórum

Durante os fóruns sociais mundiais que participei, em 2006, na Venezuela, apresentei pela primeira vez a ideia do Imersão Latina, que hoje é uma associação de jornalistas, escritores, artistas, ativistas culturais e de comunicação, que integrados a redes como Ciranda Brasil, ao Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – FNDC e a Facción Latina, tem buscado dar sua colaboração nesse processo de construção de um mundo em que haja respeito pelas diversidades e que várias vozes e corpos registrem sua própria história, a partir da união de povos, de muitas cores e diferentes linguagens.

Neste Fórum Social Temático, Nelson Pombo Junior, que é o atual vice-presidente do Imersão Latina representa o Imel no Fórum e coordena as atividades do Cine Medios Libres.

Acompanhe as coberturas e mais informações do Fórum em: http://forumsocialportoalegre.org.br, http://ciranda.net e http://imersaolatina.blogspot.com

*Brenda Marques Pena é presidente do Instituto Imersão Latina

#FSM2016 – Fórum Mundial de Mídia Livre, de Porto Alegre a Montreal

As atividades de lançamento ocorrerão durante o Fórum Social Temático dos 15 Anos do FSM, de 19 a 24 de janeiro. Participantes do Grupo
Organizador do Fórum Mundial de Mídia Livre darão início, em Porto Alegre a caminhada ao V FMML programado para acontecer em Montreal, no
Canada, de 7 a 14 de Agosto de 2016, conectado ao processo do Fórum Social Mundial.

As atividades de lançamento ocorrerão durante o Fórum Social Temático dos 15 Anos do FSM, de 19 a 24 de janeiro. Nascido em 2009, a
partir das experiências e debates sobre comunicação compartilhada no Fórum Social Mundial, o FMML já teve duas edições internacionais no
Brasil e duas na Tunísia, além de seminários e edições regionais em Porto Alegre, (…)

https://www.ciranda.net/Forum-Mundial-de-Midia-Livre-de

#FSM2016: As inscrições de atividades auto-gestionadas e atividades de convergência foram prorrogadas para até 11 de janeiro

As atividades autogestionárias são atividades político culturais de balanço das lutas sociais no mundo. Em forma de debates, oficinas, seminários, rodas de conversa, entre outros tipos de atividades organizadas por movimentos sociais, institutos, sindicatos, e demais organizações sociais. Elas ocorreram durante as manhãs em diversos locais de Porto Alegre. O comitê de apoio local recebe as inscrições das atividades e as distribui nos espaços disponíveis conforme o tempo de duração e estimativa de participantes, e as divulga no programa do fórum (online). Toda atividade inscrita vai para programação, que será divulgada quando se encerram as inscrições das atividades.

Atividades de convergência são diálogos e convergência sobre os desafios das lutas sociais no mundo e o FSM. São grandes encontros propostos por um grupo, uma rede de movimentos, organizações e instituições sociais com o objetivo de agregar todxs participantes do fórum por eixos temáticos. Elas ocorreram durante as tardes nos três maiores espaços do território do FST2016: Auditório Araújo Viana, Largo do Zumbi e UFRGS.
O Imersão Latina está realizando junto com a Rede Ciranda Brasil o Cine Medios Livres / Cine de Mídias Livres durante a  Programação do Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre.Para saber mais sobre o Fórum Social Mundial:
https://fsm2016.org/