Monthly Archives: junho 2017
Por uma comunicação pública com ampla participação social em Minas Gerais
Por Florence Poznanski e Brenda Marques*
O Comitê Mineiro do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC-MG) promoveu na última sexta feira (16) um encontro entre Flávio Henrique Alves, Presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Rita Freire, Presidenta do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicações (EBC) e Renata Mielli, coordenadora geral do FNDC. O encontro teve como objetivo dialogar sobre a importância da comunicação pública no Estado de Minas Gerais e da participação popular em todos os aspectos da programação, organização da rede pública estadual e fomento à cultura.
Com a recém inauguração no dia 12 de junho da nova sede da Rádio Inconfidência, no complexo Itamar Franco e a retomada das negociações com o Governo de Minas Gerais em torno da implementação do Plano Estadual de Comunicação o presidente da EMC, Flavio Henrique ressaltou a importância de avançar na implementação do conselho curador da EMC para que possa contribuir na construção de um maior diálogo com a sociedade em torno de uma programação mais representativa das demandas e mais plural. As tramitações do decreto já estão em andamento mas antes disso ainda é necessário aprovar o estatuto que regulamenta a empresa.
Conselho Paritário
Uma proposta de regulamentação do conselho já foi enviada para secretaria do governo do Estado em que consta em um formato paritário a presença de 9 representantes indicados por entidades da sociedade civil, segundo critérios de diversidade cultural, gênero, raça e territorio. Nela consta ainda a proposta de uma seleção feita mediante uma consulta pública aberta e coordenada por uma comissão mista paritária.
Neste sentido, Rita Freire, que foi eleita presidente do Conselho da EBC, deposto pelo presidente interino Michel Temer, mas que se mantém atuante debatendo com a sociedade e na defesa da democratização da comunicação no Brasil, trouxe alguns aspectos concretos do papel de um conselho curador para uma emissora pública e ressaltou a importância de assegurar que este conselho tenha representantes dos trabalhadores em todas as etapas dessa construção.
Valorização dos servidores
Entre os desafios enfrentados pela diretoria da EMC e da Fundação TV Minas Cultural e Educativa com a sinergia entre a rádio e a TV está a discrepância entre os regimes de trabalho, o salário e o trabalho dos funcionários da Rede Minas e da Rádio Inconfidência que precisa ser harmonizada. Funcionários da Rede Minas demandam redução da carga de trabalho e valorização salarial e tanto servidores da Rede Minas como da rádio Inconfidência querem que seja revista a carreira dos trabalhadores, de forma que estes sejam mais valorizados e que seja vista inclusive o caso de trabalhadores que irão cooperar produzindo material para rádio e TV, o que é entendido como acúmulo de funções, o que precisa ser considerado. Esta questão tem sido amplamente discutida pela ASPREM (Associação dos Servidores Públicos da Rede Minas), com o Governo de Minas e com a diretoria das emissoras, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas, Sindipúblicos e o FNDC-MG.
Comunicação Pública
No âmbito desta inauguração do complexo cultural com o funcionamento da rádio e TV no mesmo complexo, onde funciona também a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a coordenadora geral do FNDC Renata Mielli enxerga um momento oportuno para a organização de um seminário para discutir a comunicação pública. Ela defende a reunião de amplos setores da sociedade e de representantes das emissoras repetidoras e parceiras do Estado para definir as diretrizes da programação e contribuir também com a criação do Plano Estadual de Comunicação a ser elaborado pelo Conselho Estadual de Comunicação, que segundo informação do Governo de Minas também deverá ser implementado em breve.
*Florence Poznanski é secretária geral do comitê mineiro do FNDC e Brenda Marques, representante do Instituto Imersão latina (Imel), da Associação dos servidores públicos da rede Minas (ASPREM) e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG).
Neste sábado tem rei-boi-liço rosado junino
A Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado realiza em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dia 24 de junho, às 15 horas, o “Rei-boi-liço Rosado Junino”, em comemoração aos aniversários de Guimarães Rosa, do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental.
A festividade terá início com o plantio de árvores dentro e fora do Clube Recreativo Arvoredo, onde fica o Viveiro Vivo do projeto Boi Rosado Ambiental. Depois, seguirá pelas ruas do Bairro Fonte Grande até a Casa dos Cacos, no Bairro Bernardo Monteiro, em Contagem.
Segundo explica o professor, artista plástico, poeta e ambientalista, Severino Iabá, idealizador do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental, haverá um abraço simbólico à Casa dos Cacos, em defesa deste patrimônio cultural do município de Contagem, que foi abandonado há 12 anos pelo poder público municipal e que hoje sofre com invasões e vandalismo.
Casa dos Cacos
A Casa de Cacos, em Contagem, na RMBH, expressa momentos da arte popular de Minas Gerais que, nos anos 1970, ganhou admiradores e notícias no Brasil e no mundo.
Hoje, a construção vive situação difícil. Fechada desde 2005, segundo a prefeitura municipal, para garantir a integridade da edificação, já que visitantes poderiam colocar em risco a estrutura do imóvel, desde então não recebeu a prometida atenção. E o que hoje se vê são os caprichosos mosaicos do imóvel sujos, com peças quebradas e a construção com ares de ruínas.
“Fazemos um convite a todos para que se juntem ao Boi Rosado. Vamos ocupar mais um território da alegria, da cultura e da cidadania. Traga sua empolgação e um instrumento de percussão para fazermos um grande Rei-boi-liço Rosado Junino”, explica.
Programação:
14h00 – Concentração, às 14 horas, na entrada do Clube Recreativo Arvoredo.
15h00 – Plantio de árvores dentro e fora do Clube Recreativo Arvoredo.
16h00 – Cortejo e apoio do Boi Rosado pelas ruas dos bairros Fonte Grande e Bernardo Monteiro com doação de flores.
16h40 – Chegada à Casa dos Cacos, abraço simbólico, canto de parabéns aos aniversariantes, corte do bolo, ciranda, caldo, suco, doação de brinquedos populares, flores e mudas de árvores nativas e frutíferas.
18h00 – Encerramento.
Essa atividade promovida pela Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado conta com os apoios do Clube Recreativo Arvoredo, Casa Pimentel, Emersão Latina, MAYA – Movimento pelas Águas e Atmosfera, Maria Reciclona e Missão Amor Betim.
Informações para quem vai de ônibus:
Para quem pretende pegar o ônibus no centro de Belo Horizonte, eles saem da Av. Olegário Maciel entre Rua Carijós e Rua Tamoios.
• Seguindo pela Av. Amazonas, pegar o ônibus número 2550, descer em frente ao Fórum de Contagem.
• Seguindo pela Via Expressa, pegar o ônibus número 2560 ou 2570, descer próximo ao Fórum de Contagem.
Informações para quem vai de metrô:
Para quem pretende ir de metrô, descer na Estação Eldorado.
• Caminhar até à Rua Jequitibás e pegar o ônibus número 2730- parar em frente ao Clube Recreativo ( ônibus demora muito ).
• Outra opção mais rápida é pegar 2590 no mesmo local, descer na parada antes padaria Santa Isabel, entrar na Rua Anjo da Guarda até a Rua Domingos sítio ( 500 metros de caminhada).
• Ou pegar qualquer ônibus que pare em frente ao Fórum de Contagem. Depois é só seguir o desenho de uma árvore nos postes de iluminação pela Rua Coronel Augusto Camargo, à esquerda na Avenida Prefeito Gil Diniz, à esquerda na Rua Lincoln Costa Ferreira, e à direita na Rua Domingos Sítio, onde fica o Clube Recreativo Arvoredo ( 1,5 km de caminhada)
BOI ROSADO
Bumba-meu-boi, criado em 2008, pelo artista plástico, Severino Iabá, em homenagem ao escritor mineiro Guimarães Rosa. As primeiras aparições aconteceram, em Belo Horizonte, Cordisburgo e em Contagem. Recentemente aconteceu na Praça Princesa Isabel, do Bairro Alvorada, durante a 43ª Festa da Abolição dos Arturos.
https://www.facebook.com/Rei-boi-li%C3%A7o-Rosado-Folguedo-826857020664536/
REI-BOI-LIÇO ROSADO
Rei-boi-liço Rosado é uma ação cultural do folguedo Boi Rosado de ocupação dos territórios do brincar, cultura e cidadania. Surgiu, em 2014, com a exposição comemorativa dos 10 anos do projeto de Arte Pública Manifesto das Flores, no Centro de Cultura da UFMG e o lançamento do seu primeiro CD musical “Rei-boi-liçoRosado” no Parque Municipal de Belo Horizonte.
BOI ROSADO AMBIENTAL
O Boi Rosado Ambiental é um projeto coletivo e colaborativo de ecocidadania do folguedo ‘Boi Rosado’ (associação não jurídica) que trabalha na perspectiva da solidariedade e da sustentabilidade ambiental e planetária.Foi criado em 2012, pelo professor, artista plástico, poeta e ambientalista, Severino Iabá, e vem sendo desenvolvido por um coletivo formado por membros daIrmandade do Boi Rosado, amigos e simpatizantes do Projeto.
Resultado de la Convocatoria de Residencia Imersão Latina #2
Compartimos el resultado de la curaduría para la Residencia Imersão Latina #2. Les pedimos disculpas por el retraso en la divulgación, ante la multiplicidad de inscripciónes resultó bastante difícil elijir lxs participantes. La música en Latinoamérica está conectada en sus orígenes, integrada en su diversidad. Sería increíble reunir a todxs lxs inscritxs, pero alcanzamos indicar solo cuatro artistas para ese encuentro presencial.