Monthly Archives: julho 2020
Colabore com a Revista A Imensa Minoria
Tá no forno mais uma deliciosa edição! Só que precisamos de gás de quem colabora para finalizar a revista.
A Imensa Minoria é uma revista que se distribui de forma gratuita em formato pdf por WhatsApp, e-mail e messenger. O nosso desejo principal é qualificar a discussão sobre economia cultural.
Neste número teremos:
- O Fantástico Mapa de São Geraldo – Capitulo I – O Aparelho da rua Atacarambu, 120 - Moacir Gomes de Almeida
- Brenda Marques entrevista – 3 anos de AzDiferentonas.
- Iaiá Drumond – “A música é meu oxigênio”.
- A Política Nacional de Alfabetização no governo Bolsonaro: uma afronta à comunidade científica e educacional no Brasil – Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização – GEALI da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
- Economia criativa: o antes e o possível depois da pandemia e a situação do mercado cultural na América do Sul – Michelle Cristina Alves Silva
- Maldita Cia. – Entre rituais e virtuais
- Teu pai mente para você; A Bela Adormecida – Maria Luisa de Francesco
É possível estudar teatro pela internet? Bremmer Guimarães.
Apoie essa ideia com uma mínima colaboração você pode ajudar a fazer uma grande mudança!
https://benfeitoria.com/aimensaminoria
Apoie povos indígenas que vivem em contexto urbano durante a pandemia
Você sabia que mais de 20 etnias indígenas vivem atualmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)? A principal fonte de subsistência desses povos é a venda de artesanato em feiras de rua. Entretanto, em razão da pandemia, essa atividade precisou ser temporariamente suspensa.
Indígenas na Cidade – apoio COVID-19
Ajude o Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas a apoiar as famílias indígenas da RMBH em busca de segurança social e alimentar durante a pandemia.
Nós, indígenas, também estamos na cidade. Somos mais de 20 povos indígenas que vivem em contexto urbano na Região Metropolitana de BH e durante a pandemia nossa situação se agravou.
Hoje, nossa principal forma de subsistência na cidade é a venda de artesanato em feiras de rua. Mas, por conta da pandemia, tivemos que interromper essa atividade para nos protegermos e protegermos nossos irmãos.
Nós, do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas, nos mobilizamos em união nesse momento sensível para apoiar as famílias indígenas em busca de segurança social e alimentar durante a pandemia.
====
Quem será atendido?
A campanha busca arrecadar fundos para assistir 100 famílias indígenas, de mais de 20 povos diferentes, que vivem em contexto urbano na capital mineira.
Usaremos todo o dinheiro arrecadado para:
1- Garantir maior segurnaça alimentar principalmente para as mulheres, gestantes e crianças com cestas básicas, leite, materiais de higiene, fraldas, enxovais e equipamentos de proteção.
2- Equipar a casa dos indígenas Warao, grupo de 18 pessoas que chegou em fevereiro à BH, que saiu recentemente da situação de abrigamento temporário.
3- Assegurar o pagamento do aluguel por três meses no mínimo da casa dos artesãos indígenas do sul da Bahia que vivem e trabalham em Belo Horizonte. A casa também é hospedagem para parentes da Bahia que vem para eventos sobre a cultura Indígena.
====
Desafios dos Indígenas em contexto urbano:
Temos demandas específicas ao estarmos na cidade. Não temos acesso à terra para plantio, pagamos caro no aluguel, como todo cidadão migrante e periférico. Ainda, não somos acompanhados por nenhuma política pública dos órgãos indigenistas federais, que não incluem os indígenas na cidade. Por isso, também lutamos por políticas públicas definitivas nesse sentido.
====
Gratidão!
Contribuindo com essa campanha você, além de somar nessa luta, também incentiva o artesanato indígena. Para doações a partir de 100 reais iremos entregar artesanatos indígenas produzidos por nossos parentes de diferentes etnias como maneira de demonstrar nossa gratidão.
Você também pode adquirir produtos artesanais por meio do instagram do Comitê. Faça parte. Some-se à essa luta e contribua!
(Imagens ilustrativas de alguns dos artesanatos disponíveis para venda nas redes do Comitê. Os artesanatos de gratidão pelas doações irão variar de acordo com a disponibilidade de produtos do Comitê)
====
Vidas indígenas importam!
Agradecemos à todes que fortalecem os povos indígenas, em especial em contexto urbano, visto que as políticas genocidas de negação e extermínio de nossa presença, identidades e direitos nas cidades é de uma violência brutal.
Saibam que ofereceram muito mais do que recursos, demonstraram que acreditam que a vida vale mais e venceremos unidos esse momento caótico para a humanidade, mas necessário em que a Mãe Terra precisa respirar.
KATUCAUÁ! TENÙ-AHI! AWÊRY MOEÜTCHIMA
GRATIDÃO!
====
Quem Somos?
O Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas é uma rede de apoiadores atuante desde 2012 na cidade de Belo Horizonte e RMBH, formada por indígenas e não indígenas. O Comitê reúne povos de mais de 20 etnias do Brasil, Venezuela, Peru e Bolívia.
Instagram: @comitemineiro
Facebook : Comitê Mineiro de apoio as causas indígenas
E- mail: comunicacao.cmaci@gmail.com
Se você quiser doar diretamente para o comitê, nossa conta-corrente é:
Banco do Brasil
Agência 3014-7
Conta corrente : 135533-3
Instituto Imersão Latina
CNPJ : 11.861.797/0001-38
Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas.
#gratidao #povosoriginários #povosindígenas #indigenasnacidade #covid_19 #solidariedade