Monthly Archives: junho 2021

Semanário Latinoamericano faz especial sobre o México atual na próxima segunda-feira

 

Toda segunda-feira o Semanário Latinoamericano traz convidados para conversar sobre a atualidade em diversos países da região. Os convidados são pesquisadores, jornalistas, professores, artistas, escritores, poetas e trazemos também o quadro Música de Fronteira na última parte do programa.  A apresentação e produção é de Brenda Marques e Raúl Larrosa. Transmissão pelo youtube.com/imersaolatina e facebook.com/escrituramigrante e radioletras

Confira os participantes que vão integrar a programação de 14 de junho  às 20 horas, com o tema: México atual no contexto latinoamericano:

Aura Aguirre
Escritora equatoriana radicada no México, integra o Movimento Cultural aBrace de solidariedade entre autores. Sua obra poética Sé é um dos destaques entre suas publicações. Foi selecionada entre os melhores trabalhos literários da antologia hispanoamericana que integra 20 escritores que se reuniram no vigésimo Encontro aBrace, em Montevidéu, Uruguai.

 

Chary Gumeta (Maria del Rosario Velázquez Gumeta, Chiapas, México, 1962)
Poeta y Promotora Cultural de Arte y Literatura. Ha publicado libros de poesía y de investigación histórica. Sus últimas publicaciones “GOTAS DE UN DESTELLO” (Edit. Ángeles del Papel, Perú, 2020), TEMPESTADES DE LA MEMORIA ( Programa LimaLee, Municipalidad de Lima, Perú, 2020) y EXILIED (DESPATRIADOS) (Poemario Bilingüe Editorial Artepoéticapress, EEUU 2021). Dirige el fanzine YOMORAM JAYATZAME que promueve la literatura hecha por mujeres. Es Directora del Festival Internacional de Poesía Contemporánea San Cristóbal y coordinadora de Literatura en el Festival Multidisciplinario Proyecto Posh.

Janett Sánchez López nace en Ciudad de México egresada de la Sociedad General de Escritores de México (SOGEM)  Poeta Publicada e Guatemala Colombia Cuba y Mexico.

 

 

Thiago Martins de Melo (São Luís do Maranhão, 1981)
Vive e trabalha entre São Luís, São Paulo (Brasil) e Guadalajara (México). Artista visual brasileiro. Trabalha com pintura, escultura, instalação, animação em stop motion e gravura. Mestre em Psicologia – Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA-PA). Artista visual, trabalha com pintura, escultura, instalação, animação em stop motion e gravura. Dentre as principais exposições individuais, estão: “Necrobrasiliana” – Museu Nacional da República, Brasília, Brasil (2019); “Bárbara Balaclava” – Saco Azul/Maus Hábitos, Porto, Portugal (2018) e na Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil (2016); “Bárbaro Barroco” – Gamma Galeria, Guadalajara, México (2016); “Teatro Nagô-cartesiano e o Corte Azimutal do Mundo” – Mendes Wood DM, São Paulo, Brasil (2013).

Música de Fronteira:

Cláudia Manzo
Nascida em Santiago em uma era de transição entre a ditadura militar chilena e o período de redemocratização do país, Claudia Manzo veio para o Brasil há dez anos em busca de novas experiências e caminhos pra sua vida. Radicada desde então em Belo Horizonte, a cantora e compositora criou fortes vínculos artísticos, profissionais e afetivos que a fizeram construir uma história muito bonita na cidade e no país que se tornaram sua morada. Além de intérprete e compositora, Claudia é também arte-educadora e atua em diversos projetos sociais e políticos, tendo sua vida e obra entrelaçadas no caminho da luta pela defesa e a união dos países e povos latinos, pela igualdade social, pelos direitos das mulheres e pela arte.