Fórum Social reúne povos da Resistências
Por Brenda Marques Pena / Imersão Latina
Uma semana de encontros, debates, mostras e marcha dos povos da resistência do Brasil. Assim tem sido o Fórum Social das Resistências, que integra o calendário temático do Fórum Social Mundial (FSM). Os povos e organizações que se unem contra o neoliberalismo e pelos direitos sociais desde 2001, quando foi realizada a primeira edição do FSM, em Porto Alegre. Mesmo local onde está sendo realizado o #FSdasResistências, este ano de 17 a 21 de janeiro.
Entre as diversas atividades, está prevista uma plenária de comunicação e também o cine clube das resistência, atividade que a Ciranda de Comunicação Compartilhada está coordenando, juntamente com coletivos como o Instituto Imersão Latina que integram o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML). Entre os filmes a serem exibidos está Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, realizado em 2016 que trata da temática dos povos indígenas no Brasil. Esta é uma homenagem ao diretor que faleceu no ano passado.
Também serão exibidos outros filmes com um debate com quatro grandes cineastas brasileiros se reúnem hoje, 19 de janeiro em Porto Alegre, para um debate sobre o papel do cinema nos processos de resistência social contra a perda de direitos e liberdades – como o Brasil enfrenta hoje. Silvio Tendler, Eliane Caffé, Joel Zito Araújo e Tata Amaral participam de um Cine Debate, às 19 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários, como parte da programação do Fórum Social das Resistências.
Para o dia seguinte, selecionaram filmes que falam por si dessa relação entre o cinema e as tensões que cercam a difícil construção do empoderamento social e a identidade nacional. Os filmes serão exibidos em sessão corrida, durante todo o dia de sexta-feira, no Cine Bancários(rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre – Rio Grange do Sul – telefone: (51) 3433-1205)
Acompanhe a cobertura compartilhada no http://ciranda.net / http://imersaolatina.blogspot.com /