Fórum Social reúne povos da Resistências

Por Brenda Marques Pena / Imersão Latina

Uma semana de encontros, debates, mostras e marcha dos povos da resistência do Brasil. Assim tem sido o Fórum Social das Resistências, que integra o calendário temático do Fórum Social Mundial (FSM). Os povos e organizações que se unem contra o neoliberalismo e pelos direitos sociais desde 2001, quando foi realizada a primeira edição do FSM, em Porto Alegre. Mesmo local onde está sendo realizado o #FSdasResistências, este ano de 17 a 21 de janeiro.

Entre as diversas atividades, está prevista uma plenária de comunicação e também o cine clube das resistência, atividade que a Ciranda de Comunicação Compartilhada está coordenando, juntamente com coletivos como o Instituto Imersão Latina que integram o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML).  Entre os filmes a serem exibidos está Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, realizado em 2016 que trata da temática dos povos indígenas no Brasil. Esta é uma homenagem ao diretor que faleceu no ano passado.

Abertura Fórum Social das Resistências – Foto: Roberto Schiavini / Comunica #FSResistências

Também serão exibidos outros filmes com um debate com quatro grandes cineastas brasileiros se reúnem hoje, 19 de janeiro em Porto Alegre, para um debate sobre o papel do cinema nos processos de resistência social contra a perda de direitos e liberdades – como o Brasil enfrenta hoje. Silvio Tendler, Eliane Caffé, Joel Zito Araújo e Tata Amaral participam de um Cine Debate, às 19 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários, como parte da programação do Fórum Social das Resistências.

Para o dia seguinte, selecionaram filmes que falam por si dessa relação entre o cinema e as tensões que cercam a difícil construção do empoderamento social e a identidade nacional. Os filmes serão exibidos em sessão corrida, durante todo o dia de sexta-feira, no Cine Bancários(rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre – Rio Grange do Sul – telefone: (51) 3433-1205)

Acompanhe a cobertura compartilhada no http://ciranda.net / http://imersaolatina.blogspot.com /

http://facebook.com/imersaolatina

Marcha dos Povos da Resistência. Foto: Paulo Zap / Comunica #FSResistências