Movimentos e coletivos mineiros se organizam para participar do Fórum Social Mundial

Próxima reunião de mobilização é nesta terça-feira no Sindicato dos Jornalistas

Este ano o FSM será no Brasil, em março, e contará com a participação de diversas entidades, coletivos e movimentos de Minas Gerais. Na plenária do dia 17 de janeiro, discutimos como nos organizar para participar, propor atividades e como viabilizar a ida a Salvador, e nos somar a resistência planetária que vai se reunir no Brasil.

Nossa próxima reunião será no dia 6 de fevereiro, no Centro de Referência da Juventude, 19 horas, e vai abrir oficialmente nossa exposição da Memória do FSM, que pretende reunir a partir da contribuição de todas (os), materiais impressos e fotografias das diversas edições do FSM.

Foram formados dois GTs, um de Mobilização e Comunicação e outro de Logística, que terão a tarefa de auxiliar nesta construção mineira rumo ao FSM. Também haverá um esforço para que auxiliemos no processo de inscrição e informações.
Os coletivos negros, das religiões de matriz africana e quilombolas já estão se organizando para inscrever atividades ao FSM. Foi proposta a realização de uma reunião para discutir a participação e também os coletivos de Economia Solidária tem um encontro marcado nos dias 2 e 3 de fevereiro, e dentre outras pautas, vão discutir a sua participação no FSM.

Além de um breve histórico do FSM, discutimos a construção desta edição e o esforço das entidades que compõem o Conselho Internacional e Brasileiro do Fórum nesta tarefa organizativa. A Universidade Federal da Bahia, bem como outras instituições, vão receber o encontro, e as atividades serão auto-gestionadas pelas entidades proponentes. No dia 16 de março está programada a Assembleia Mundial de Mulheres, atividade proposta no Seminário Internacional do FSM, realizado em outubro de 2017, e preparatório ao FSM 2018.
Iniciamos a gravação de vídeos com chamadas ao FSM, e convocamos as entidades e coletivos a contribuírem com a mobilização e comunicação divulgando as notícias e materiais do FSM.

As inscrições para participantes e de atividades já estão abertas e disponíveis no site do FSM: 
https://wsf2018.org.

 

EIXOS DO FSM 2018: TEMAS

1. Ancestralidade, Terra e Territorialidade
2. Comunicação, Tecnologias e Mídias livres
3. Culturas de Resistências
4. Democracias
5. Democratização da Economia
6. Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
7. Direito à Cidade
8. Direitos Humanos
9. Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos
10. Feminismos e Luta das Mulheres
11. Futuro do FSM
12. LGBTQI+ e Diversidade de Gênero
13. Lutas Anticoloniais
14. Migrações
15. Mundo do Trabalho
16. Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia
17. Paz e Solidariedade
18. Povos Indígenas
19. Vida Negras Importam

Links importantes:

Inscrições participantes e atividades: https://wsf2018.org/cadastro/

Economia solidária: https://www.surveymonkey.com/r/B7JBJ9S

Dúvidas frequentes: https://wsf2018.org/faq/

Fale conosco: coletivominasfsm2018@gmail.com