TRABALHADORAS DA CULTURA: IZABEL GADELHA E A HISTÓRIA DA CABANAGEM
A segunda entrevista do nosso especial de Trabalhadores da Cultura é com a Izabel Gadelha, historiadora e escritora de livros sobre a Cabanagem. Seu primeiro despertar para a importância do movimento cabano se deu após uma atividade realizada pelo Instituto Imersão Latina (Imel), durante o Fórum Social Mundial, em Belém, Pará. Participaram pelo Imel Brenda Marques, Nelson Pombo Junior, Avelin Buniacá e Aline Cântia. Ela conta um pouco de como se deu essas andanças culturais ao longo desta década desde o despertar dessa vontade de investigar a fundo sobre a cabanagem e passar para futuras gerações.
“Foi no imersão Latina em 2009 ainda terminando a graduação que fiz minha primeira palestra acerca da Cabanagem. Me senti confortável apesar da pouca experiência, porque não estava sozinha.Mas, no dia seguinte algo bem curioso aconteceu. Fui assistir uma palestra sobre cabanagem. Mas, o profissional que faria a palestra faltou. E, algumas pessoas que assistiram nossa palestra no dia anterior me reconheceram e me pediram para fazer a palestra já que o professor havia faltado. As pessoas que estavam lá eram de nacionalidades diversas e pensavam que eu era professora já…enfim, fiz outra palestra.Foi tudo muito enriquecedor. Posso dizer que a melhor forma de começar é estrear no Imersão…”
Confira a entrevista concedida à jornalista Brenda Marques, na íntegra no http://experimentacaoitinerante.blogspot.com/2019/05/trabalhadoras-da-cultura-izabel-gadelha.html