Livro Mulheres Extraordinárias reúne autoras que resgatam a história de grandes vultos femininos
O lançamento online da publicação será na próxima segunda-feira 7 de março com a participação da diretora fundadora do Instituto Imersão Latina Brenda Marques Pena como uma das autoras
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rio de Janeiro (AJEB-RJ) – iniciando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, lança o volume 2 do projeto editorial Mulheres Extraordinárias – O resgate histórico do legado, pela palavra escrita, com a participação de 91 coautoras residentes no Brasil e no exterior.
Trata-se de um projeto editorial idealizado pela Jornalista e Escritora Dyandreia Portugal (Presidente Coordenadora da AJEB-RJ – Gestão 2017/2021 e Presidente da Rede Sem Fronteiras) com o apoio das Diretoras da AJEB-RJ, com o objetivo geral da integração e o intercâmbio de escritoras e jornalistas brasileiras, residentes ou não no Brasil. E como objetivo específico, a apresentação da biografia de vultos femininos, grandes Mulheres de todo o mundo, que ajudaram a construir suas nações, e, sobretudo, que abriram espaço para as mulheres da contemporaneidade. Desta forma, por meio do resgate histórico, e pela palavra escrita, o projeto colabora para o registro perpétuo do universo feminino.
A obra, a exemplo do volume 1, visando a promoção e divulgação da cultura feminina, será apresentada e distribuída em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa, em mais de 20 países, nos cinco continentes. Por esse motivo, foi editada pela Editora Rede Sem Fronteiras/Letras Graciosas.
Cada uma das 91 coautoras que participam desse volume – 39 coautoras Ajebianas cariocas, 27 coautoras Ajebianas de outros Estados e 25 coautoras convidadas especiais – escolheu para homenagear uma Mulher (brasileira ou não) de destaque, de grande relevância e referência como pioneiras de suas atividades, e que abriram espaços nas diversas áreas da sociedade, até então, dominadas por homens. São escritoras, jornalistas, advogadas, atrizes, pintoras, cantoras, políticas, educadoras, cientistas, médicas, jovens inspiradoras… Mulheres encantadoras, empoderadas e muito, muito, especiais, que contribuíram, significativamente, para a posição das Mulheres da contemporaneidade.
Esta não é apenas uma coletânea feminina. É uma celebração e um registro sobre a força da Mulher. Mais do que homenageá-las, o projeto buscou respeitar cada uma. Suas histórias, seus talentos, suas realizações, em sobre tudo, seus legados.
A “Apresentação” da obra ficou a cargo de sua organizadora, Dyandreia Portugal (responsável por projetos editorias divulgados no mundo todo com a participação total de mais de mil escritores); a “Introdução”, pelas Profª Hilda Flores (Escritora, Historiadora, uma das Associadas mais antigas da AJEB) e Profª Maria Amélia Palladino (Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro); o “Prefácio”, pela Dra. Irislene Morato (Presidente Nacional da AJEB); e as orelhas, pela convidada especial, Fernanda Correia Dias (neta de Cecília Meireles, Patrona da AJEB-RJ), que escreveu ressaltando os 120 anos da grande Cecília Meireles, Patrona da AJEB-RJ. Uma equipe luxuosa, que, junto das 91 coautoras (muitas delas Presidentes Acadêmicas e autoridades culturais), valorizaram a obra.
É muito importante ressaltar que as obras editadas pela Rede Sem Fronteiras possuem alguns diferenciais significativos, portanto, esta obra, além da versão impressa, que será distribuída por várias bibliotecas do mundo, terá a versão digital em e-book, e a versão em audiobook, fazendo, desta forma, a inclusão social.
Durante todo o último biênio, várias coautoras do volume 1 da obra apresentaram palestras sobre seus capítulos, ressaltando a trajetória de seus vultos homenageados. Foi um projeto editorial com grande desdobramento e de suma importância, com significativa repercussão, recebido com respeito por importantes líderes de nosso meio cultural. O volume 2 seguirá o mesmo caminho, começando a sua jornada com o lançamento no dia 8 março, às 19h (horário Brasil), de forma remota, pelo canal da Rede Sem Fronteiras no YouTube, quando se promoverá a fomentação do debate sobre o universo feminino e a sua interrelação com o mundo, com base nos legados deixados pelos vultos femininos ressaltados.
Data do lançamento: 07/03/22
Hora: 19h (Brasil)
Plataforma: YouTube: Rede Sem Fronteiras – YouTube
Informações: contato@redesemfronteiras.com.br
LISTA DE COAUTORAS:
Adriana Araújo
Amélia Luz
Ana Cristina Campelo
Ana Maria Tourinho
Ana Paula Cavalcante
Ana Tomazoni
Angela Cardoso
Angela Guerra
Angeli Rose
Angelina da Conceição
Arahilda Gomes
Ascensión Chanqués
Astrid Kampf Beutler
Betty Silberstein
Brenda Mar(que)s Pena
Caren Schultes Borges
Carla De Sà Morais
Carmen F. Fonseca
Cecy Barbosa Campos
Celi Luz
Célia Maria Leite
Chaja Freida Finkelsztain
Claude Bloc
Conceição Seabra
Cristina Peribanez
Dalma Nascimento
Dariely de Barros Gonçalves
Dominik Valverde Portugal
Dyandreia Valverde Portugal
Edilde Candido
Elinalva Oliveira
Eloisa Helena Cavalcanti
Eurídice Hespanhol
Fatima Darcinete
Girlande Florindo
Gizela Nunes
Gláudia Férrer
Glorinha Mameluque
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa
Idalina Andrade Gonçalves
Irislene Castelo Branco Morato
Ivanilde Morais de Gusmão
Izabella Pavesi
Jania Souza
Jasmine Ribeiro Malta
Juçara Valverde
Liane Arêas
Lydia Simonato
Márcia Pessanha
Márcia Schweizer
Maria Amélia Palladino
Maria Esther Rodrigues
Marina Zarvos
Marita Valverde Portugal
Marly Lopes Ferreira da Silva
Marta Berglez
Marta Santos
Matilde
Neide Barros Rêgo
Neri França Fornari Bocchese
Neusa Bernado Coelho
Nilza Freire
Nina Fernandes
Oneida Maria Di Domenico
Rai D’Lavor
Regina Guimmaraes
Regina Lacerda
Rejane Costa Barros
Renata Dal-Bó
Rosângela de Souza Goldoni
Ruth Bompet
Ruth Lifschits
Sabrina Campos da Cunha
Selma Sabra
Silvia Regina Souza
Sissa Moroso
Socorro Cavalcanti
Sonia Sales
Telma Moreira
Uyára Schiefer
Valéria Lopes
Vânia Telles
Vera Melo
Vera Regina Carvalho
Veronika Topic Eleuterio
Viviane Mendonça
Welma Menezes
Zara Paim
Zezé Barcelos
Zilda Mendonça
Zilda Pires
SOBRE A AJEB
A AJEB foi fundada em 8 de abril de 1970. Hoje, 52 anos depois, mantém Coordenadorias em vários Estados do Brasil com a mesma finalidade: estimular a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil, sob o lema: “A perenidade do pensamento pela palavra”. Por meio de suas coordenadorias, estimula e fomenta a harmonia nacional e internacional; promove o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre suas associadas e com associações congêneres; incentiva o aperfeiçoamento profissional de suas associadas, através da participação em cursos, seminários e encontros culturais.