Mostra Imersiva Teias Ancestrais com Feira Kinanga celebra a Diversidade Cultural neste domingo em BH
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o projeto Mostra Imersiva Teias Ancestrais, que é uma proposta do Instituto Imersão Latina, construída com os coletivos Oca Ilê, Nós da Poesia e Comitê Indígena Mineiro.
A Mostra apresentará trabalhos artísticos desenvolvidos em oficinas ministradas em Ateliê Aberto em maio e uma Mostra e Feira Kinanga, que será realizada no dia 9 de junho, de 10h às 19h, no CRESAN Mercado da Lagoinha – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, na avenida Presidente Antônio Carlos, 821, no bairro Lagoinha.
“Este projeto é a potência do encontro entre três coletivos culturais de Belo Horizonte. Fruto da confluência de múltiplas linguagens artísticas. Trata-se de um encontro multiétnico que contribui para o fortalecimento da diversidade cultural e produção simbólica.”, destaca a produtora cultural Polly Honorato, coordenadora do projeto.
Com o objetivo de valorizar e promover a memória, a cultura popular e o patrimônio imaterial da cidade, o projeto integra a cultura dos povos tradicionais de matriz africana e dos povos indígenas e a cultura urbana com artistas da poesia e da Cultura Hip Hop.
Na Mostra serão expostos os trabalhos artísticos produzidos na 5ª Residência Artística do Instituto Imersão Latina e em oficinas realizada no mês de maio e junho nos centros culturais Cenarab e CRJ – Centro de Referência da Juventude e em oficinas realizadas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, pelas artistas Brenda Marques, Biláh Bernardes, Iara Abreu, Kawany Tamoios, Kiandewamê Samba, Yaku Runa, Nivea Sabino, Pi Eta Poeta, Polly Honorato, Varusa, Wanatta Aruanã e Vênus Sunev.
Programação da Mostra Imersiva: Teias Ancestrais e Feira Kinanga
Apresentação: MCs Mary e Magu
Kinanga & Teias Ancestrais – 09/06 de 10h às 19h no Mercado da Lagoinha.
10h as 11h Saudação de Abertura da Feira e Exposição (Axé + Toré + defumação + café de chegada)
11h as 13h “Momento Erê e Curumin / voltado para as crinças Bicho Folhas (educação ambiental no axe)
Voa Andorinha (dobraduras de erê) Devagar devagarinho( gestos e movimentos no canjira”
13h “DJ Rud Girl 1º seting
14h Elisa Pretinha ‘ Voz e Violão
15h as 16h Intervenção Teias Ancestrais / poesia / performance Kiandewamê / Ciranda Saias do Teias Nós da Poesia / Carimbó
16h as 17h Ponto Nordeste homenageia Dora
17h Samba D’Ouro
18h Ori Samba
Redes sociais: @imersaolatina
E-mail: imersao@imersaolatina.com