Resultado da Curadoria da Residência Imersão Latina
O Instituto Imersão Latina em parceria com Ibermúsicas e a Embaixada Cultural divulgam o resultado do processo seletivo para músicos latino-americanos participarem da Residência Imersão Latina. Esta residência se realiza com o aporte do Fundo Ibermúsicas tendo sido este projeto selecionado no edital Ibermúsicas 2014.
Artistas Selecionados:
Mi Chingón – México
Claudia Elena Jaramillo – Colômbia
Grego Quirós – Argentina
Martin Turielli – Uruguay
Artistas Suplentes:
Santino Davero – Bolivia
Tomás del Real – Chile
Victor Morles Natural – Venezuela
Parecer do curador:
A curadoria do Projeto Residência Imersão Latina foi bastante difícil devido ao grande número de boas propostas inscritas. Em quase cinquenta inscrições é possível visualizar uma gama de artistas latino-americanos muito profissionais, dedicados à constante criação musical e também bastante engajados em projetos que valorizam as cultura e as comunidade locais.
Os quatro artistas selecionados formam um grupo bastante heterogêneo e de grande qualidade musical, sendo que cada um possui experiências e trajetórias bem distintas no campo da música e com influências diversas. Seja através da música tradicional ou erudita, passando pela música urbana ou contemporânea ou com forte atuação na cena Hip-hop, todos os selecionados, além de grandes artistas, são ativistas da área cultural e musical e ocupam posições de professores ou produtores culturais em seus respectivos países. O grupo selecionado conta com um percussionista, um violonista, uma violoncelista e um rapper & beat maker, sendo que todos os selecionados, além de serem compositores, são também cantores ou possuem um trabalho vocal consolidado. Levou-se também em consideração o diálogo entre a tradição e o contemporâneo presente nas obras apresentadas por cada proponente.
Certamente foi difícil escolher quatro pessoas em meio a uma amostragem tão abrangente e incrível de excelentes artistas da América Latina. A curadoria indica que se mantenha contato com todos esses músicos e que se busquem outras fontes de recursos para conseguir atender a essa demanda, para que não se perca um potencial enorme de intercâmbio cultural e de aprendizado mútuo entre esses brilhantes hermanos e hermanas!
Francisco Cereno
Francisco Cereno é artista e produtor cultural. Como músico participa da orquestra de improvisação Frito na Hora que desenvolve uma linguagem de composição dirigida em tempo real. É co-realizador do Minas Música Mundo, um encontro internacional de música em Belo Horizonte. Atualmente realiza turnês e shows internacionais de música mineira pela Embaixada Cultural. Foi curador do Programa Música Minas em 2014 e coordenou a Ação Internacional do mesmo em 2013, promovendo a circulação de vários músicos mineiros pelo mundo.
Saiba mais sobre o projeto Residência Imersão Latina: imersaolatina.com e emba